sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Uma rede(LAN) e as empresas de engenharia

O termo LAN vendo inglês e significa Local Area Network, em português quer dizer Rede Local. Trata-se de um grupo de computadores que fazem parte de uma empresa ou organização e estão interligados por uma rede num pequeno espaço geográfico.
Uma rede de computadores só pode funcionar através do cabeamento correto, dispositivos de hardware e software, que suas funções é fazer o controle da comunicação entre os vários componentes da rede.
Existem diversos dispositivos que devem ser usados numa rede. Cada Um tem uma função específica. Por exemplo, placas de rede, routers, hubs, etc, que tem as funções de interpretar todos os sinais digitais que são processados na rede e encaminham ao destino, sempre obedecendo a um padrão e protocolo.
A interação que existe permite que ocorra o compartilhamento de informações entre todos que fazem parte da LAN.

Estação de Trabalho

Os usuários podem ter acesso a rede pelas Estações de Trabalho que são computadores aparelhados com no mínimo uma placa que serve como adaptador para a interface com a rede.

Repetidores

Existem também os repetidores que são dispositivos de hardware que tem a função de conectar dois ou mais segmentos da rede local em que se usa. Os repetidores recebem e também amplificam o sinal que provém de um segmento e repetem este mesmo sinal em outro segmento.
O número de repetidores é limitado de acordo com o protocolo, como por exemplo, no Ethernet em que o número máximo é de quatro.

Modem

Um dos elementos mais importantes é o modem. Este dispositivo converte sinais e faz a comunicação entre computadores por meio de uma linha exclusivamente dedicada para este fim.
O modem faz uma transformação, por modulação (modem analógico) ou por codificação (modem digital), dos sinais que foram emitidos pelo computador, gerando os sinais analógicos que são adequados para a transmissão, por exemplo, para uma linha telefônica.

Roteadores

O roteador tem a função de interligar as redes locais entre si e as remotas. Permite que uma máquina de uma rede LAN se comunique com máquinas de uma rede LAN remota, como se essas redes LAN fossem uma apenas.
Para que isso ocorra, o roteador usa protocolos de comunicação padrão como SPX/IPX, TCP/IP, etc. Sua função principal é decidir qual o melhor caminho para os “pacotes” percorrerem até o destino entre as muitas LAN’s, dividindo-se logicamente, contudo mantendo a identidade das sub-redes.
Existem também os roteadores com a tecnologia Wi-fi que permite a outros computadores que computadores adaptados com esta tecnologia ou notebooks possam se conectar a rede.

Hub

É usado para flexibilizar da forma mais fácil as LAN’s e também são utilizados a fim de conectar os diversos equipamentos que compõem a LAN. O Hub é um pólo onde se concentra a fiação e cada equipamento que se conecta nele tem um segmento próprio onde fica.
Existe dois tipos de ligação que o Hub permite. Esses tipos de ligação são conhecidos como: cascateamento e empilhamento.
Se ocorrer algumas colisões, o hub tem a função de isolar automaticamente a porta (autopartição do segmento).

Rede(lan) e as empresas de engenharia

        É de grande vantagem ter uma rede dentro de uma empresa de engenharia, pois é mais fácil para os funcionários desta acessar com segurança a rede em qualquer local dentro da área de cobertura .
         Os funcionários poderão trocar informações com grande facilidade e tendo a tecnologia Wi-fi, eles não precisam ficar somente em suas mesas, pois esta tecnologia permite uma maior mobilidade, como por exemplo, quando tiver uma reunião poderão levar notebooks e permanecer conectados onde estiverem.
       O acesso fácil as informações ou aplicativos ajuda a empresa na estimulação dos funcionários quanto a colaboração fazendo com que metas sejam alcançadas da forma mais fácil.
       Quando ocorrer uma expansão dos negócios da empresa de engenharia terá que expandir também rapidamente a rede de computadores, mas com o a rede sem fio poderá expandir com a tecnologia necessária sem todo o cabeamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário