A intranet é uma rede privada de computadores. Ela pode de forma resumida ser conceituado como uma versão privada da internet. Somente os funcionários de uma empresa ou órgão pode ter acesso a dados e informações sobre as mesmas, pois há restrição de acesso que normalmente é feito com uma senha e usuário devidamente definido por coordenadores da empresa. Este acesso pode normalmente ser divido em blocos como: financeiro, logístico, fornecedores, o que tende a tornar o trabalho mais prático.
As empresas precisam que seus funcionários saibam quais são os objetivos e as estratégias. Sendo assim, o funcionário poderá avaliar qual será sua participação, compreendendo qual é o seu papel e como ele se inserirá de forma estratégica e focar seu trabalho em metas propostas.
Para as empresas de engenharia a intranet é fundamental, pois através da intranet as informações coorporativas circulam de forma rápida e fácil, tornando o processo de comunicação extremamente eficaz, e em toda a organização circula de maneira uniforme, o que acaba contribuindo para os objetivos da corporação.O engenheiro terá um canal em que terá todas as informações necessárias para realizar teu trabalho.Desta forma, somente é possível acessá-lo localmente, por exemplo, o sistema de um banco, empresa, etc.
Além do mais, a empresa terá uma grande economia na impressão de papeis porque os dados poderão ser acessados através do ambiente online criado e também é de fácil manuseio, os superiores poderão responder rápido os problemas de seus funcionários, as Informações estão armazenadas on-line .
Os dados que estão armazenados na intranet podem ser acessados de qualquer lugar do planeta, basta apenas que o usuário tenha autorização a conectar-se a intranet. O funcionário que estiver em viagem poderá acessar os dados que anteriormente ele não poderia porque estava na forma de papel.A intranet não publica somente dados do tipo texto ou gráficos, mas áudio e vídeo, o que acaba facilitando e tornando ferramentas poderosas para a comunicação e organização das empresas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário