domingo, 27 de novembro de 2011

Currículo


Laion Barros Moreira
Email:Laionbm16@hotmail.com






 
FORMAÇÃO:

UniJorge - Centro Universitário Jorge Amado
Curso: Engenharia Mecânica (em andamento)



EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL:


Procuro oportunidade de estágio na área de Engenharia Mecânica para ingressar no mercado de trabalho e estender assim meus conhecimentos na parte prática, me qualificando mais.



CONHECIMENTOS:

- Informática Básica / Internet
- Ferramentas do Office (World, Excel, Power Point)
- Inglês Intermediário

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Eventos e Congressos na Área de Engenharia

Palestra Técnica Sistemas de Impermeabilização
Objetivo: Direcionado ao público que deseja saber mais sobre impermeabilização
Data: 29 de novembro de 2011
Local: Centro de Treinamento da Viapol (São Paulo - SP)
Maiores informações: http://www.viapol.com.br/cursos_cont.php?menu=cursos&codigo=17


Encontro Mensal ABECE - Comportamento carga x recalque de fundações como condicionante de interação com a estrutura de um edifício
Objetivo: Mostrar a interação do solo e da estrutura a respeito de determinado coeficiente de reação vertical do solo que determinará o coeficiente de mola do modelo estrutural
Data: 30 de novembro de 2011
Local: sede da ABECE (São Paulo - SP)
Maiores informações:(11) 3938-9400//www.abece.com.br


VI Encontro de Diretores e Gestores da Construção: estratégias, inovações e modelos de gestão, planejamento e controle
Objetivo: Debater sobre questões que norteiam o mercado imobiliário e as estratégias para 2012 das empresas líderes
Data: 7 de dezembro de 2011
Local: Milênio Centro de Convenções (São Paulo - SP)
Maiores informações: http://www.cte.com.br/site/evento_visualizar.php?idEvento=31


XXXIV CNMAC – Congresso Nacional de Matemática Aplicada e computacional
Data: 17 a 21 de setembro de 2012
Objetivo: Divulgar resultados e se informar das produções cientifícas nas instituições nacionais
Local: Centro de Convenções Hotel Majestic(Águas de Lindóia - SP)
Maiores informações: http://www.cnmac2012.org.br/premio.php


14º Congresso Brasileiro de Ciências Termais e Engenharia
Objetivo: Mostrar as idéias dos participantes em várias series de seções técnicas e mesas redondas
Data:18 a 22 de novembro de 2012
Local: Rio de Janeiro - RJ
Maiores informações: (16) 3373 9400 // http://www.encit2012.org/index.html


1º Simpósio Internacional sobre a quantificação de incertezas e modelagem estocástica(Uncertainties 2012)
Objetivo: Fórum para discutir a quantificação das incertezas nos sistemas mecânicos
Data: 26 de fevereiro a 2 de março de 2012
Local: Maresias Beach Hotel(São Sebastião - SP)
Maiores Informações: http://www.set.eesc.usp.br/uncertainties2012/

Excel - Sua importância e aplicabilidade na Engenharia

      Um aplicativo que é de grande ajuda na montagem de planilhas eletrônicas, com uma capacidade intuitiva e onde é possível utilizar ferramentas de cálculo e também construir gráficos é o Microsoft Excel. Sua utilização ajuda a gerenciar gastos, o tempo para a execução de tarefas, fazer listas de nomes ou objetos, dividir tarefas, gráficos, entre outras coisas.
        Para a Engenharia, pois seus projetos poderão ser organizados e elaborados de uma forma extremamente eficientes e poderão ser executadas as tarefas dentro de prazos e com os recursos necessários e divididos da forma mais correta para sua execução.
           Um exemplo de um projeto desenvolvido no Excel são os preços dos materiais, em mais de uma loja, para a reforma de uma cozinha e os prazos para pagamento e entrega dos materiais. É possível ver através destes exemplos as planilhas e os gráficos que são de fácil entendimento:
            
            Planilha de gastos e prazo de pagamento e entrega dos materiais


Gráfico com o preço de cada material


Gráfico com o prazo de entrega


Gráfico comparando os preços brutos das duas lojas concorrentes





Uma rede(LAN) e as empresas de engenharia

O termo LAN vendo inglês e significa Local Area Network, em português quer dizer Rede Local. Trata-se de um grupo de computadores que fazem parte de uma empresa ou organização e estão interligados por uma rede num pequeno espaço geográfico.
Uma rede de computadores só pode funcionar através do cabeamento correto, dispositivos de hardware e software, que suas funções é fazer o controle da comunicação entre os vários componentes da rede.
Existem diversos dispositivos que devem ser usados numa rede. Cada Um tem uma função específica. Por exemplo, placas de rede, routers, hubs, etc, que tem as funções de interpretar todos os sinais digitais que são processados na rede e encaminham ao destino, sempre obedecendo a um padrão e protocolo.
A interação que existe permite que ocorra o compartilhamento de informações entre todos que fazem parte da LAN.

Estação de Trabalho

Os usuários podem ter acesso a rede pelas Estações de Trabalho que são computadores aparelhados com no mínimo uma placa que serve como adaptador para a interface com a rede.

Repetidores

Existem também os repetidores que são dispositivos de hardware que tem a função de conectar dois ou mais segmentos da rede local em que se usa. Os repetidores recebem e também amplificam o sinal que provém de um segmento e repetem este mesmo sinal em outro segmento.
O número de repetidores é limitado de acordo com o protocolo, como por exemplo, no Ethernet em que o número máximo é de quatro.

Modem

Um dos elementos mais importantes é o modem. Este dispositivo converte sinais e faz a comunicação entre computadores por meio de uma linha exclusivamente dedicada para este fim.
O modem faz uma transformação, por modulação (modem analógico) ou por codificação (modem digital), dos sinais que foram emitidos pelo computador, gerando os sinais analógicos que são adequados para a transmissão, por exemplo, para uma linha telefônica.

Roteadores

O roteador tem a função de interligar as redes locais entre si e as remotas. Permite que uma máquina de uma rede LAN se comunique com máquinas de uma rede LAN remota, como se essas redes LAN fossem uma apenas.
Para que isso ocorra, o roteador usa protocolos de comunicação padrão como SPX/IPX, TCP/IP, etc. Sua função principal é decidir qual o melhor caminho para os “pacotes” percorrerem até o destino entre as muitas LAN’s, dividindo-se logicamente, contudo mantendo a identidade das sub-redes.
Existem também os roteadores com a tecnologia Wi-fi que permite a outros computadores que computadores adaptados com esta tecnologia ou notebooks possam se conectar a rede.

Hub

É usado para flexibilizar da forma mais fácil as LAN’s e também são utilizados a fim de conectar os diversos equipamentos que compõem a LAN. O Hub é um pólo onde se concentra a fiação e cada equipamento que se conecta nele tem um segmento próprio onde fica.
Existe dois tipos de ligação que o Hub permite. Esses tipos de ligação são conhecidos como: cascateamento e empilhamento.
Se ocorrer algumas colisões, o hub tem a função de isolar automaticamente a porta (autopartição do segmento).

Rede(lan) e as empresas de engenharia

        É de grande vantagem ter uma rede dentro de uma empresa de engenharia, pois é mais fácil para os funcionários desta acessar com segurança a rede em qualquer local dentro da área de cobertura .
         Os funcionários poderão trocar informações com grande facilidade e tendo a tecnologia Wi-fi, eles não precisam ficar somente em suas mesas, pois esta tecnologia permite uma maior mobilidade, como por exemplo, quando tiver uma reunião poderão levar notebooks e permanecer conectados onde estiverem.
       O acesso fácil as informações ou aplicativos ajuda a empresa na estimulação dos funcionários quanto a colaboração fazendo com que metas sejam alcançadas da forma mais fácil.
       Quando ocorrer uma expansão dos negócios da empresa de engenharia terá que expandir também rapidamente a rede de computadores, mas com o a rede sem fio poderá expandir com a tecnologia necessária sem todo o cabeamento.

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Intranet e Empresas de Engenharia

           A intranet é uma rede privada de computadores. Ela pode de forma resumida ser conceituado como uma versão privada da internet. Somente os funcionários de uma empresa ou órgão pode ter acesso a dados e informações sobre as mesmas, pois há restrição de acesso que normalmente é feito com uma senha e usuário devidamente definido por coordenadores da empresa. Este acesso pode normalmente ser divido em blocos como: financeiro, logístico, fornecedores, o que tende a tornar o trabalho mais prático.
As empresas precisam que seus funcionários saibam quais são os objetivos e as estratégias. Sendo assim, o funcionário poderá avaliar qual será sua participação, compreendendo qual é o seu papel e como ele se inserirá de forma estratégica e focar seu trabalho em metas propostas.
Para as empresas de engenharia a intranet é fundamental, pois através da intranet as informações coorporativas circulam de forma rápida e fácil, tornando o processo de comunicação extremamente eficaz, e em toda a organização circula de maneira uniforme, o que acaba contribuindo para os objetivos da corporação.
O engenheiro terá um canal em que terá todas as informações necessárias para realizar teu trabalho.Desta forma, somente é possível acessá-lo localmente, por exemplo, o sistema de um banco, empresa, etc. 
           Além do mais, a empresa terá uma grande economia na impressão de papeis porque os dados poderão ser acessados através do ambiente online criado e também é de fácil manuseio, os superiores poderão responder rápido os problemas de seus funcionários, as Informações estão armazenadas on-line .
Os dados que estão armazenados na intranet podem ser acessados de qualquer lugar do planeta, basta apenas que o usuário tenha autorização a conectar-se a intranet. O funcionário que estiver em viagem poderá acessar os dados que anteriormente ele não poderia porque estava na forma de papel.
A intranet não publica somente dados do tipo texto ou gráficos, mas áudio e vídeo, o que acaba facilitando e tornando ferramentas poderosas para a comunicação e organização das empresas.

Benefícios da tecnologia para a engenharia

       Quanto mais se desenvolve a tecnologia mais se pode aproveitá-la nos diversos campos do conhecimento para alcançar resultados práticos, notadamente, na engenharia.
       A partir do momento em que descobre uma nova tecnologia seja de qualquer ramo, agricultura, construção, astronomia, hidráulica, metalurgia, elétrica, etc... É possível à engenharia - e suas diversas áreas - usarem destes conhecimentos adquiridos para criar outras ferramentas e máquinas e formas de tecnologia. Ou seja, a tecnologia contribui sempre para se criar inovações tecnológicas através da engenharia.
       Não é só a criação de novas tecnologias que visam os diversos ramos da engenharia e sim aumentar a produção dos bens, pois com uma tecnologia recém-criada facilitará o trabalho de um engenheiro ou até mesmo fará a produção ser mais rápida de diversos bens ou serviços.
       A tecnologia visa sempre facilitar o trabalho do engenheiro. Por exemplo, programas de gestão de projetos facilitará o trabalho de um engenheiro de produção assim como o do engenheiro mecânico e afins, pois seus projetos poderão ser organizados e elaborados de uma forma extremamente eficientes e poderão ser executadas as tarefas dentro de prazos e com os recursos necessários e divididos da forma mais correta para sua execução. Sendo assim, a descoberta de um novo material mais leve e resistente poderá também ajudar os diversos ramos da engenharia, seja mecânico, químico, aeronáutico, etc.

Sistemas aplicativos e a Engenharia

     Para facilitar o trabalho do engenheiro existe diversos sistemas aplicativos que podem executar desde cálculos, até conversões de unidades, mostrar quanto um material pode resistir, índices de refração ou reflexão, entre outras funções.

      Os programas podem aumentar extremamente a eficiência, eliminando o tempo que é gasto na busca de fórmulas. Os softwares podem resolver uma ampla gama de problemas de engenharia de forma rápida e eficiente.  
Estes programas podem ser comprados ou encontrados na internet de forma gratuita.

       Alguns sistemas aplicativos de grande ajuda para a engenharia e que são gratuitos tem seus links disponibilizados logo abaixo:


Estalo Converter V 4.0



Excelente conversor de unidades. Tem mais de 15 unidades de medidas.

3d Calculator


Cálculo Matricial, Vetorial, ponto, reta e plano, Sistema de Coordenadas, números complexos.



Momento de inércia: translação e rotação de eixos


Realiza cálculos de momentos e produtos de inércia, baricentro, rotação de eixos e momentos máximo e mínimo 



Ciclepad
 

Excelente software para montar ciclos termodinâmicos, no qual é possível ao usuário inserir valores e características do ciclo para ser realizado cálculos de potência, rendimento entre outros.

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Gestão de projetos e a ferramenta MS project

Aplicando conhecimentos na elaboração de diversas atividades para atingir  objetivos definidos previamente é, resumidamente, a explicação para gestão de projetos.Também a gestão de projetos pode ser definida como a disciplina para  determinar e atingir metas otimizando o uso dos recursos(tempo, numerário, etc).
Se as empresas ou organizações quiserem colher grandes frutos, é necessário terem a conscientização e adotarem o gerenciamento de projetos como uma metodologia.A gestão de um projeto tem que ser feita de forma extremamente profissional.
Nas organizações, a cultura de projetos deve ser uma prioridade e sua implantação tem que ser colocada em prática da forma mais adequada atendendo as necessidades das empresas ou organizações, pois suas metas são alcançadas com mais facilidade.
Uma ferramenta extremamente versátil que pode atender a quase todas as expectativas das empresas é o Microsoft Project (MS Project).  O MS Project é um software simples e fácil de ser utilizado.

Os principais focos dele são:
·         Título – O nome que será dado ao projeto;
·         Objetivo do projeto – Tem que ser detalhado a fim repassar com muita clareza a idéia do projeto;
·         Tempo – é possível colocar datas e até a duração (prazo máximo )  de cada tarefa ou sub-tarefa e as horas que serão utilizadas para serem executadas;
·         Tarefas – definem-se todas as tarefas que farão parte do projeto, com os prolongamentos (sub-tarefas, atividades, etc);
·         Recursos – estes são os humanos, materiais, que serão utilizados para a execução das tarefas;
Um exemplo de projeto é a reforma de uma cozinha desenvolvido no MS Project. É possível ver através deste exemplo alguns dos diversos modelos de exibição que o programa disponibiliza para tornar a execução do gestor mais fácil:
       Tabela de Tarefas - Ajuda o gestor a organizar dentro de prazos como serão realizadas as tarefas e quais serão os recursos utilizados para realizar as mesmas

 
       Gráfico de Grantt - Ilustra o avanço das diversas etapas do projeto, mostrando os intervalos de tempo entre o início de fim de cada fase

 
       Diagrama de Redes - São elementos gráficos, que para a realização das tarefas, mostram quais são as atividades necessárias